Traje espacial flutuou livre pelo universo! Conheça o SuitSat-1

Um dos satélites mais estranhos da história da era espacial a entrar em órbita, um traje espacial flutuou para longe da Estação Espacial Internacional há oito anos, mas nenhuma investigação profunda foi conduzida.
Em 3 de fevereiro de 2006, astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (EES) empurraram o traje Orlan russo apelidado de SuitSat-1, que já tinha esgotado sua vida útil e não era mais necessário, para o espaço.
Ele foi preenchido principalmente com roupas velhas e equipado com três baterias, um transmissor de rádio e sensores internos para medir sua temperatura e energia.
A ideia veio de um grupo de astronautas liderado pelo russo Sergey Samburov, que pensou que roupas espaciais velhas podiam ganhar nova vida se tornando satélites. Conforme SuitSat circundasse a Terra, ele poderia transmitir a sua condição para o chão.
A roupa espacial de fato circulou o planeta duas vezes antes de seu sinal de rádio tornar-se inesperadamente fraco. SuitSat-1 continuou a orbitar ao nosso redor a cada 90 minutos, até ser totalmente queimado na atmosfera da Terra, depois de algumas semanas.
A foto acima, feita em 2006, mostra o traje espacial sem vida se afastando da estação. Em 7 de setembro de 2006, ele reentrou na nossa atmosfera sobre o oceano, a cerca de 1.400 km a sudoeste do Cabo Leeuwin, na Austrália Ocidental. Foi o fim dessa experiência pouco reveladora. [NASA 1 e 2]
4 comentários
Que experiência mais bizarra! Mas prefiro isto do que um pobre animalzinho rs
Ta com cara de que eles inventaram uma historinha pra descartar lixo em um local não muito adequado.
Não. Levar lixo da Terra para o espaço, mesmo a órbita baixa, é MUITO CARO. E para descartar lixo da Estação Espacial Internacional eles usam o compartimento de carga que leva carga para a EEI. Na volta ele queima na reentrada e este é o fim do lixo na EEI. Deixar o lixo em órbita é perigoso, se ele colidir com um satélite pode causar prejuízo de milhões ou bilhões de dólares, sem falar que coloca em risco a vida dos astronautas.
como se fosse qualquer um que pudesse “jogar lixo no lugar errado” no espaço KKKKKK é o ESPAÇO moço não um quintal….