Victoza (ou liraglutide): conheça o novo remédio para emagrecer

Publicado em 26.05.2012

victoza liraglutide remédio para emagrecer

Há uma epidemia de obesidade pelo mundo, com meio bilhão de pessoas consideradas obesas. E, no mundo todo, não tem país com mais gente obesa que os Estados Unidos, onde 37,5% dos adultos, ou mais de 78 milhões de pessoas, é considerada obesa. No Brasil, a porcentagem de obesos é de 13,9% dos adultos, aproximadamente 15 milhões de pessoas.

Neste cenário, surge o Victoza, ou liraglutide, uma droga para o tratamento da diabetes tipo 2, e que tem efeito emagrecedor, que segundo alguns relatos ajuda a eliminar 7 quilos em média, chegando a até 15 quilos, em até cinco meses.

Victoza contra obesidade

De olho neste novo uso, o fabricante dinamarquês Nova Nordisk, também o maior produtor mundial de insulina, iniciou estudos em 2009 para aprovar o medicamento como tratamento para obesidade junto ao FDA (órgão regulador de medicamentos nos EUA).

Agora que o teste entra na fase três, aumentam as especulações sobre se ele será aprovado como tratamento contra obesidade. Uma pesquisa com 10 analistas apontam 43% de chances de aprovação.

Destes 10 analistas, cinco são de bancos internacionais dando uma probabilidade de 32%, enquanto os outros cinco analistas são de bancos dinamarqueses, e que dão uma probabilidade de 55% de aprovação.

Se o otimismo dinamarquês se confirmar, o Victoza (nome comercial do luraglutide) será o primeiro medicamento aprovado pelo FDA para tratamento de obesidade desde 1999.

A diabetes tipo 2 é causada por uma deficiência relativa de insulina, aumento da glicose sanguínea, e resistência à insulina, e pode causar falência renal, problemas cardíacos e cegueira, além de ter a obesidade como uma das consequências.

O Victoza estimula a produção de insulina pelo pâncreas, e diminui o glucagon. Além disso, ele também dá uma sensação de saciedade. A aplicação é em uma injeção semelhante à de insulina, preferencialmente no abdômen.

Só que o liraglutide tem efeitos colaterais: notadamente dores de cabeça, vômitos, náuseas e diarreias, em alguns casos bem sérias, principalmente pelo fato que a dosagem para emagrecer é normalmente o dobro da dosagem para controle do diabetes (3 mg, contra 0,6 mg até 1,8 mg). Além disso, uma caixa do medicamento custa a bagatela de R$ 370,00, durando entre 10 e 30 dias, dependendo da dosagem.

Finalmente, um aviso aos leitores: não se automediquem. Se querem experimentar a droga, aguardem a aprovação da mesma como emagrecedor (existem as suspeitas que o medicamento cause câncer no pâncreas), e procurem um médico. Não tentem consultas médicas em fóruns e páginas da internet. Enquanto isto, adotem uma dieta saudável e pratiquem exercícios.[Reuter]

Autor: Cesar Grossmann

Sou formado em Engenharia Elétrica, mas trabalho no setor público, gosto de xadrez e fotografia.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

5 Comentários

  1. Caraca! Todo mundo manja muito de técnicas pra perder peso. Puta merda. Devia ter me formado em qualquer coisa menos Educação Física. Pior ainda eu querendo complementar com nutrição. Pra quê? Só entrar na internet e pesquisar dietas mirabolantes.

    Prevejo mais um tópico do Hype com no mínimo 37 dicas de dieta e emagrecimento.

    Desculpa… Tinha que falar. Sem ofensas.

    Nem vou ler as próximas respostas.

    Thumb up 8
    • Acho muito mais mirabolante uma pessoa querer emagrecer frequentando MacDonald’s, basta olhar o tamanho lateral dos frequentadores deste tipo de lanchonete. Fui com minha mulher e filho e ficamos assustados com o tamanho dos leitões, que nojo. As bundas sobravam dos bancos. Não tivemos coragem de comer. Um detalhe, eu já fui daquele jeito, minha esposa também, meu filho não. Somos três magrinhos hehe. E olha que hoje sou incapaz de exercícios devido a espondiloartrose.
      Tem mais, fazer dietas com saladinhas envenenadas é pedir para inchar, ferrar com o sistema endócrino(um dos responsáveis pela obesidade). Cara dê uma olhada nos documentários “o veneno está na mesa”, “a verdade segundo a monsanto”. Ai você pode perceber que não basta saber de tabelas calóricas de alimentos é preciso muito mais, principalmente na sua área. Você tem que ser o cara. Eu só expus minha opinião, não dou consultas.
      Outra coisa, do que me adianta saber quanto de caloria não posso ingerir se a pessoa que não está bem alimentada não consegue se controlar. Não há jeito, se você está com fome, se não tiver comida em casa, a pizzaria entrega aquele alimento pobre em nutrientes e cheio de calorias além daquele refrigerante de agua açucarada com corantes e flavorizantes e no outro dia você estará algumas centigramas maior além do inchado e um pouco mais contaminado.

      Thumb up 6
  2. Meu marido usa a liraglutide para tratamento da diabetes, com indicaçao do medico e tudo… no começo fiquei empolgada com a possibilidade de usar tambem… afinal vem 2 canetas e poderiamos dividir… mas o mesmo medico que indicou pra ele, me deu um super sermao sobre isso! “tem muitas contra-indicações” … entao continuo fazendo eterna dieta… frustrante!

    Thumb up 5
  3. Eu emagreci legal, sem fazer exercícios, mesmo porque não consigo faze-lo devido a uma espondiloartrose violenta, e a minha dica é:

    Quer realmente emagrecer:

    1) Jogue fora todo refrigerante que tenha na geladeira. Mesmo que seja diet. Aproveite também e jogue fora aquelas bolachas industrializadas cheia de trans Arh.

    2) Arroz, procure aquele orgânico e integral, principalmente que tenha bichinhos bicudos vivos. Sinta o aroma do farelo e vc já vai começar a se sentir melhor.
    3) Macarrão integral orgânico, com aquele super molho de tomate orgânico.
    3) Procure na sua cidade sítios que criam porquinhos soltos e pergunte do abate para você ir comprar aquele toucinho, aquela orelhinha, para fazer uma hiper feijoada. Os industrializados não são mais bons, e tem muita química que te incham.

    4) Procure quem tem frango orgânico, para fazer aqueles ensopados cheios de molho de tomate, mas a gordura tem que ser proveniente do item 3, ou então um bom azeite de oliva orgânico.

    5) Uma fruta de vez em quanto, um bom suco de uva, de preferência orgânico.

    6) Aquele cafezinho, bem quentinho e cheiroso, de preferência orgânico. Não use cafeteiras com monte de plásticos pois elas liberam PCBs. Não use garrafas térmicas, pelo motivo anterior, prefira fazer nessas cafeteiras italianas ou numa máquina de café expresso que não tenha plásticos em contato com a agua quente.
    8) Acompanhando este cafézinho, uma banana figo frita, ou então uma torta de banana, mas tem que ser com massa “podre” feita com manteiga, margarina NAAÃÃOO pelo amor de suas artérias.
    7) O açucar, tem q ser orgânico.

    9) O paozinho tem que ser integral e orgânico e feito em casa. Chame o amigo(a), não assista tv e façam um programa de domingo diferente: Brincar de ser padeiro(a). Hum que delícia, me convide também.

    8) Cuidado com a carne que tem um gostinho meio de fígado mal passado, e mal conservado, isto signfica que o boi foi criado com rações muito estranhas, tipo caroço de algodão, gorduras animais(o bicho é vegetariano). veja o problema em http://www.beefpoint.com.br/cadeia-produtiva/giro-do-boi/carne-com-odor-e-sabor-de-figado-qual-e-o-problema-66839/#comment-94607
    9) Seguindo essas dicas, acho que vc não vai ter mais aquelas fomes ocultas que o fazem assaltar a geledeira de madrugada. Pois o teu organismo vai estar bem alimentado.
    Bon apetit e emagreça ao mesmo tempo.

    Thumb up 14
  4. Já usei este medicamento. Ele tira a fome nos primeiros 20 dias. Depois o corpo entra em tolerancia e o remedio nao faz mais efeito. É caríssimo. o Tratmento chega a custar 800,00 reais por mês. Em pessoas sem diabetes tem efeitos colaterais como hipoglicemia que causa enjoos, nausea e vómitos. É ótimo para diabéticos. Mas apontar como solução para emagrecimento é apenas um trabalho de marketing da industria farmaceutica para vender mais. Ora, com R$ 800,00 o sujeito pode muito bem fazer uma alimentação saudável de 1ª qualidade. Além disso 1 em cada 1000 usuários desenvolve pancreatite, o que é muito grave. Sua utilização depende de exames de sangue, acompanhamento médico e é preciso comer a cada 3 horas para nao ter enjoos. Meu parecer é que se trata de um engodo, muito caro e muito arriscado, sem garantia de emagrecimento real. É cilada!

    Thumb up 9

Envie um comentário

Leia o post anterior:
10
Dia do Orgulho Geek: os 10 maiores vilões nerds do cinema

Como somos todos ner...

Fechar