Para idiota entender: esse GIF mostra perfeitamente como funciona imunidade de grupo

Por , em 22.01.2019

Se todo mundo já está vacinado, então você não precisa se vacinar também, certo? Errado. Erradíssimo.

Para explicar de forma bastante simples a necessidade da vacinação, um usuário do Reddit criou uma animação que demonstra um efeito chamado de “imunidade de grupo”, ou “imunidade de rebanho”.

O que é imunidade de grupo?

Assim como um rebanho de gado ou ovelhas usa seus grandes números para proteger seus membros de predadores, a imunidade de grupo protege toda uma comunidade de doenças infecciosas em virtude do grande número de pessoas imunes a tais doenças.

Quanto mais indivíduos forem imunes a uma determinada doença, melhor toda a população ficará protegida de um surto daquela doença.

Na vídeo abaixo, o vermelho representa um patógeno invasor. Repare como fica mais difícil fica para a doença se espalhar conforme mais pessoas são vacinadas contra ele em uma comunidade (amarelo):

No entanto, se as taxas de vacinação caem abaixo de cerca de 90%, o patógeno corre solto. É por isso que é extremamente importante que todos que possam ser vacinados o sejam.

Se pessoas suficientes forem imunizadas contra uma doença, elas criarão proteção para a comunidade inteira, incluindo aqueles que não podem receber a vacina, como bebês e pacientes imunocomprometidos, como pessoas com HIV ou passando por quimioterapia.

Dados

A animação, obra de theotheredmund, foi criada usando uma linguagem de programação de código aberto especialmente desenvolvida para computação estatística e modelagem, e depois montada com ImageMagick GIF.

O usuário do Reddit deixou claro que os dados modelados não são reais. Ele calibrou os percentuais baseados na eficácia da imunidade real de grupo a doenças apresentadas em um artigo científico de 1993, publicado em Epidemiologic Reviews.

“O projeto foi simulado, apenas para demonstrar o conceito de imunidade de rebanho”, explicou theotheredmund. “Como você pode ver na imagem, baixos níveis de vacinação levam a todos ficarem infectados”.

Vacine-se!

Infelizmente, notícias falsas e medo irracional têm gerado consequências graves de saúde em todo o mundo – o número de pessoas vacinadas tem diminuído, e os surtos de doenças aumentado.

A animação deixa muito claro o que acontece se todos que lerem algo negativo sobre vacinas online decidirem não se vacinar e lucrar com essa imunidade de grupo. Eventualmente, não haverá pessoas imunizadas suficientes em uma comunidade para mantê-la segura.

A imunidade de rebanho é algo que afeta todos nós, mas que poucas pessoas entendem. O objeto da simulação é mudar isso. Afinal de contas, grande parte da razão pela qual somos tão indiferentes a doenças como sarampo e poliomielite hoje é porque não as vemos mais em nossas comunidades, graças justamente a esse efeito incrível.

Então, sim, importa que você seja vacinado, e importa que você vacine seus filhos. [ScienceAlert, Imgur, PBS]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (26 votos, média: 4,85 de 5)

Deixe seu comentário!